Sunday, October 3, 2010

2/10, Pre eleicao


Voce ja definiu em quem vota? Eu ja!

Só porque amanha cerca de 135milhoes de brasileiros irão as urnas votar nessa turma que diz que faz, mas ate faz, somente para eles. Atenção na hora de apertar aqueles botões da tal maquina da democracia.

Eu escolhi meus candidatos na base do que conhece deles pelo tempo de casa. Sou conservador em alguns aspectos e nada de piadas com meu voto. Também decidi parte do meu voto numa boa caminhada entre amigos.

No calçadão de Camburi, em Vitória, capital do estado do Espírito Santo, três cidadãos caminhando, exercitando-se e relaxando a mente depois de uma semana estafante, decidiriam em qual o outro senador eles iriam votar. Decidi meu voto de forma estratégica e explico a razão. Em um voto para senador, ele tem minha afinidade, mas nos outros 4 eu não gosto de nenhum. Então segredo eleitoral, eu voto em um.

Aqui no dia 3/10 a nação decide votos para PRESIDENTE, SENADOR 2X, DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL alem do GOVERNADOR. E muito numero e muita gente para votar. Espero que seja rápido e eficiente. E que os mais lentos não tratem a tal maquina como eles fazem nas filas dos bancos – alguns insistem em conferir extratos na frente das maquinas bloqueando o uso de quem ainda espera em pe, numa fila, desconfiado de que o próximo eh o tal bandido e pensando em como chegara em casa depois de pegar 2 ou 3 meios de condução. Não e o meu caso ate porque não vou ao banco. Faço online. Mas a 85% da população fica presa em filas de banco e demora ainda mais por causa daquela personagem que pensa, mesmo em utilizar o equipamento bancário como uma espécie de "proteção".

Depois de seis anos fora do pais, eu terei a oportunidade de exercitar meu direito de cidadão por completo. Eu acredito que o voto lhe da voz de poder dentro da sociedade, mesmo que na maior parte dos casos, sejamos pouco ouvidos. Mas vale a pena. Eu ainda me lembro da minha primeira vez, votando lógico ne?

Eu ainda tinha 16 anos.

E hoje com alguns anos a mais, a sensação mudou mas o sentimento de dever cumprido se faz presente no fim do dia quando acompanho a apuração e o desfecho desse circo democrático. Eleição esta que teve forte campanha no universo virtual. A internet mudou de certa forma o imaginário político nacional. Candidatos antes sem expressão ganham força na rede e acabam virando verdadeiras celebridades – instantâneas, mas hoje não é tudo tão instantâneo?

Por isso, inspirado – que bom, achei um vídeo do conservador produtor de cinema, critico social na televisão, jornalista, e por ai vai, Arnaldo Jabour (A.J). Fonte YOUTUBE. Sempre ele! Votem consciente. Pensem para frente.

E por causa da crescente onda de racismo, preconceito, intolerância, canalhice, covardia e que usa o vídeo de A.J para ilustrar meu pensamento nesse evento social.

No comments:

Post a Comment